30/09/2011

Estrague seu Vestido e seja uma Noiva Feliz





Estrague seu vestido e seja uma noiva feliz
Trash the Dress é a nova moda entre os casais que querem eternizar o casamento através de fotos.
Se existe um assunto que as novidades são constantes este assunto é casamento. Impressionante como o mercado corre (e não anda) de vento em polpa e quando você vai atrás de uma novidade achando ser a última, a vê ultrapassada. Uma que considerei bem interessante é a chamada trash the dress. A expressão, traduzida literalmente, significa vestido no lixo, ou ainda, destruir o vestido. A moda agora é montar uma sessão fotográfica neste estilo.
A primeira vista é sim estranho, mas depois que você vê o resultado, percebe o quão legal é isso. Tratam-se de sessões fotográficas super elaboradas que resultam em um ensaio muito bacana que costuma encantar noivos e convidados.
O objetivo das fotografias é contrastar os elegantes e delicados vestidos de noiva com cenários exóticos e rústicos, como ruas da cidade, monumentos abandonados, telhados de casas, ferro-velhos, depósitos, pontes, florestas, fazendas, riachos, praias, cachoeiras e montanhas.
As fotos de trash the dress podem ser tiradas antes ou após o casamento. Quando isso acontece depois da data e o vestido é realmente da noiva ele acaba literalmente trash, no lixo. Tem noiva que compra um vestido especialmente para a realização das fotos e garantem que vale a pena.
Juliana de Oliveira se casou no início de julho em Florianópolis (SC) e resolveu mandar fazer seu vestido para tê-lo e fazer um ensaio trash the dress. Antes disso, ela chegou a comprar um único vestido especialmente para uma sessão de fotos feita ao ar livre, em uma das praias da capital catarinense. “A ideia era fazer o Trash antes do casamento, mas fiquei com dó e medo de perder meu vestido. Ouvi dizer que muitas noivas estragaram de verdade a peça a ponto de não ter o que usar no grande dia.” - diz Juliana. Ela conta que o noivo a alertou sobre estes perigos e assim eles resolveram fazer um ensaio mais leve, com uma peça mais barata, mas não dispensou os efeitos de Trash the Dress. “Ainda não desisti e estou cotando fotógrafos para fazer de vez o ensaio. Tenho sim um dózinho do meu lindo vestido, mas acredito eu que as fotos vão compensar o sacrifício.” - completa Juliana.
O fotógrafo Jared Windmüller, especialista em fotos de Trash the Dress, falou que essa tendência de fotos é muito comum nos Estados Unidos e na Europa, mas a aceitação no Brasil tem crescido muito. Windmüller já fez dois álbuns de Trash the Dress este ano e explicou que algumas noivas preferem incluir as fotos dentro do álbum de casamento tradicional e outras decidem produzir um álbum somente com essas fotos.
Em média três profissionais trabalham no ensaio fotográfico, que pode durar de três a quatro horas. Segundo Windmüller, o horário mais apropriado é à tarde, pois a luz natural do dia e do pôr-do-sol podem ser aproveitadas. O profissional lembrou que as fotos são tiradas geralmente depois da lua de mel, pois o casal já está descansado e até inspirado.
“O casal participa sempre junto. Eles brincam, correm e se divertem durante a sessão fotográfica, mas nada impede que façamos algumas poses individuais também”, comentou. O valor da sessão fotográfica varia de R$600 a R$1 mil, de acordo com o tempo de trabalho e o local.